top of page

Central Beach of the capital

O problema de requalificação Urbana da Cidade de São Tomé e Príncipe não está diretamente ligado a situação económica do País, mas sim nas prioridades em que se tem dado as infraestruturas publicas.  

O Meu papel com esse pequeno artigo não é de chamar atenção, nem procurar promover este ou aquele de forma a exaltar um denominador de causas. Mas sim de trazer uma abordagem e procurar um DESPERTA de forma a fazer uma chamada de atenção ao bem-estar do Património Histórico do País. A Praia PM como denominado, representa o rosto da face da cidade capital, e com ele está representado um conjunto de sensações dos que lá passaram e de muitos que num futuro próximo hão de passar definindo assim o lugar cheio de encanto e de mistério.

Mas também é preciso procurar promover o papel do espaço como identidade, e procurar soluções que mais se adequam as questões reais.  Com isso quero dizer que a ideia de renovar não está diretamente ligada ao custo, mas sim com ações e reuso do património. E quando abordo á "PRAIA PM", não quero só definir como denominador impar, mas sim ao todos os patrimónios públicos e privados que estão sendo esquecido num país onde tem muito a oferecer aos nacionais que lá habitam em particular e aos turistas que vão descobrindo o encanto dessas duas ilhas.

Por isso o meu desafio aqui não é de exaltar a decadência do lugar, mas sim procurar entender e partilhar a preocupação deste espaço. E como santomense procuro entender e buscar uma logica para um futuro melhor.  

Rodney S. Gomes Arquitecto & Urbanista

Doutorando em Urbanismo, Mestre em Urban Designer, 

E-mail: gomesrodney@hotmail.com

telanon.info

bottom of page